sábado, 5 de abril de 2014

Marquês de Queluz

João Severiano Maciel da Costa, primeiro visconde com Grandeza e marquês de Queluz (Mariana, 27 de dezembro de 1769 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1833), foi um magistrado e político brasileiro.
Governador da Guiana Francesa, quando da sua ocupação por tropa portuguesa, de 1809 a 1817.
Foi deputado à Assembléia Constituinte pela província de Minas Gerais. Dissolvida a Assembléia, foi nomeado Ministro do Império e ocupou o cargo de 10 de novembro de 1823 a 14 de outubro de 1824. Integrou o conselho de dez membros nomeado pelo imperador para redigir o novo projeto de Constituição, que ficou sendo chamado Conselho de Estado, comentado em 12 de fevereiro de 1824 por frei Caneca, por exemplo: «Não se fala mais em Constituição, e o maior dos crimes de Estado é não se falar e louvar o projeto redigido pelos decênviros. Os homens probos, constitucionais, ricos proprietários, tudo que é gente de bem está aterrada e abatida; ninguém ousa dizer palavras fora daquelas que saem do círculo do chumbismo. As prisões estão cheias de vítimas; insultam-se do modo mais indigno os brasileiros; e diz uma carta de pessoa fidedigna que se trata com aceleramento toda sorte de traições contra as briosas e liberais províncias do norte."
Foi ministro da Fazenda, conselheiro de Estado, presidente da província da Bahia e senador do Império do Brasil de 1826 a 1833. Feito dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro em 1824.
Neto do coronel Maximiano de Oliveira Leite, potentado da zona do Carmo, descendia portanto do grande bandeirante Fernão Dias. Casou-se com Bárbara Benedita de Tavares da Costa Lobo Ferreira. Seus pais foram o coronel Domingos Alves de Oliveira Maciel, advogado, deputado à Assembléia Constituinte, casado com Juliana de Oliveira, e seus filhos assinavam Maciel da Costa, entre elesJoão Tavares Maciel da Costa, primeiro barão e segundo visconde com Grandeza de Queluz.
Sua irmã Joana Teodora Inácia Xavier casou com o Conselheiro José Joaquim da Rocha, deputado por Minas Gerais à Assembléia Constituinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário